Home / Notícias / 13 cursos a distância para Engenheiros e amantes de Tecnologia

13 cursos a distância para Engenheiros e amantes de Tecnologia

shutterstock_138302168-compressed-696x464

O Inatel (Instituto Nacional de Telecomunicações) está com as inscrições abertas para seus cursos a distância no 2º semestre de 2016.

Com previsão de início nos meses de agosto, setembro e outubro, os cursos envolvem as áreas de Comunicações por Satélite, Redes de Dados, Sistemas Celulares, Sistemas de Computação, Sistemas de Distribuição de Sinais de TV e Sistemas de Telecomunicações.

Idealizados, planejados e desenvolvidos por especialistas do Inatel, os cursos têm duração de 45 a 70 horas e são realizados em uma plataforma interativa e dinâmica, exigindo uma dedicação de cinco horas semanais.

Introdução às Comunicações via Satélite

No decorrer dos anos, principalmente no século XX, a comunicação via satélite possibilitou a velocidade na distribuição da informação em nível global. Dentre os principais progressos decorrentes do uso da comunicação via satélite, podem se destacar o avanço na geociência, nas telecomunicações e no transporte aéreo.

Ao final do curso, os participantes estarão aptos a:

Analisar os princípios fundamentais que modelam as comunicações via satélite, bem como as etapas envolvidas na transmissão de informações em sistemas de telecomunicações via satélite;
Compreender o funcionamento do sistema de transmissão dos padrões DVB-S/S2 e VSAT;
Realizar projetos de cálculos de enlace para uplink e downlink em sistemas de comunicações via satélite.

Redes IP – Protocolos e Aplicações
O uso das redes vem, a cada dia, se tornando um recurso indispensável em todos os locais onde existe um conjunto de computadores. Com o crescimento da Internet abrangendo todos os ramos de atividade, aumentou ainda mais a necessidade da ligação dos computadores em redes.

No mundo de hoje, não se pode falar em redes sem dizer dos protocolos TCP/IP, que também estão totalmente associados com a Internet (rede mundial de computadores), ocorrendo de modo idêntico o inverso: a Internet está diretamente relacionada com a arquitetura TCP/IP.

IP – Preparatório para a certificação HCDA
O curso IP – Preparatório para a certificação HCDA fornece os conhecimentos e as habilidades necessários para a configuração e a manutenção das redes de dados. Ao final do curso, os participantes estarão aptos a entender os fundamentos das redes de dados, compreenderem os métodos básicos de conexão de redes populares, serem capazes de construir uma rede básica, solucionarem problemas comuns de falhas em redes e configurarem roteadores e switches Huawei.

Redes IP de nova geração – IPv6
A versão quatro do Internet Protocol (IPv4) permanece quase inalterada desde o seu início, no final da década de 70. Apesar de ser um projeto sólido, o IPv4 deve ser, em breve, totalmente substituído por uma nova versão já conhecida como “IP versão seis” ou apenas IPv6.

Embora a necessidade de um espaço maior de endereços IP para os hosts da rede esteja forçando uma mudança imediata no protocolo IP, outros fatores também estão contribuindo para esta mudança, como por exemplo, a transmissão de áudio e vídeo em tempo real, que precisa de eficiência nesse processo.

Tecnologia celular 4G – LTE
No cenário atual das telecomunicações, é visível o crescimento acelerado das comunicações móveis. Várias tecnologias estão surgindo para suprir a demanda dos usuários por serviços móveis com taxas de transmissão de dados cada vez maiores. É o caso da tecnologia LTE (Long Term Evolution), que vem sendo adotada como o próximo padrão de telefonia móvel pela maior parte das operadoras de telefonia celular do mundo. Ela é uma evolução das atuais redes 3G existentes e se apresenta como uma das tecnologias mais promissoras para atender a crescente demanda do mercado consumidor.

LTE – Preparatório para a certificação HCNA
Os objetivos educacionais do curso LTE – Preparatório para a certificação HCNA são compreender as tecnologias LTE/SAE para a rede 4G de telefonia móvel, por meio das técnicas empregadas em cada etapa do sistema, entender a aplicação destas técnicas nos produtos Huawei e fornecer todo o conhecimento necessário para que o aluno possa realizar a prova de certificação HCNA (Huawei Certified Network Associate).

Este curso oferece uma visão geral do sistema LTE, da arquitetura de rede, de todos os conceitos sobre eNodeB (configuração, manutenção e comissionamento), dos protocolos e dos procedimentos do EPC.

Desenvolvimento Mobile – Android, Windows 10 Mobile e iOS
O mercado Mobile é crescente e promissor. A disputa entre os grandes fabricantes de dispositivos móveis está cada vez mais acirrada, criando aparelhos cada vez mais potentes e os grandes fornecedores de sistemas operacionais disputam entre si esse mercado. Portanto, é uma oportunidade de negócio para os que desenvolvem softwares. Dessa forma, o objetivo educacional do curso é tornar o aluno apto a implementar aplicativos nas plataformas mais utilizadas no mercado de desenvolvimento mobile (Android, Windows Phone e iOS).

Desenvolvimento Web: Front–End (HTML5, CSS3 e Javascript)
A Web evoluiu e as formas de acesso a ela também. Hoje temos à nossa disposição uma gama de dispositivos (computadores pessoais, notebooks smartphones, tablets e phablets), que nos permitem interagir de maneiras diferentes com os websites. Às tecnologias e ao desenvolvedor cabem disponibilizar essa interação da melhor forma possível, através do HTML5 e do CSS3, que são indispensáveis para a construção de sites modernos e dinâmicos.

Conceitos e Fundamentos de TI
A capacitação à distância em Conceitos e Fundamentos de TI é designada para aqueles que buscam iniciar sua carreira em tecnologia da informação (TI) ou que pretendam obter a certificação Comptia® IT Fundamentals™ (Exam FC0-U51). Fornece a base para obter certificações mais avançadas, tais como CompTIA A+, CompTIA Network+ e CompTIA Security+.

Ao completar este curso, o participante estará apto a configurar uma estação de trabalho básica, incluindo instalação básica de hardware e software e estabelecimento de uma conexão de rede básica; identificar e corrigir problemas de conectividade; identificar e corrigir riscos de segurança básicos; e praticar técnicas básicas de suporte em dispositivos computacionais.

Sistemas de TV Digital
O objetivo educacional do curso de Sistemas TV Digital a distância é tornar o aluno apto a compreender todo o sistema de TV, por meio das técnicas empregadas em cada etapa do sistema, desde a captura dos sinais de áudio e vídeo até o processo de recepção, passando pelas técnicas de digitalização e compressão de áudio e vídeo e pela etapa de transmissão dos sinais.

TV Digital Avançado – Da Teoria à Prática
O Brasil está passando por um processo de implantação e operação do novo sistema de Televisão Digital. Nesse cenário, para garantir a eficiência do sistema, iniciativas de qualificação profissional são essenciais. O núcleo de estudo do curso é retratado pelo sistema de TV Digital Brasileiro, o ISDB-Tb. Trata-se de um curso que contextualiza a teoria com a prática através de estudos e experiências no campo da TV Digital. Dessa forma, através de uma estrutura modular de aprendizado que segue o fluxo de sinais dentro do sistema de TV Digital, começando por uma análise introdutória da TV Digital, passando pelo Encoder, Multiplexador ISDB-Tb e Modulador ISDB-Tb, serão evidenciados os principais equipamentos envolvidos e as boas práticas de engenharia na configuração e operação desses equipamentos.

Telecomunicações – Conceitos e Tecnologias
Até o final da década de sessenta, a ideia de telecomunicações se resumia em falar ao telefone, assistir a um programa de TV ou ouvir um programa no rádio. A partir de 1970, o processo evolutivo passou a ser bem mais rápido.

Essa capacitação visa tornar o cursista apto a conceituar a história, a evolução, as etapas, a estrutura e as tecnologias de um sistema de telecomunicações, de um modo geral, bem como compreender o real significado da palavra “telecomunicações”, no sentido de se comunicar a distância e atentar para a importância e o impacto da evolução das telecomunicações na sociedade.

Redes Ópticas
Com o gigantesco avanço tecnológico das redes de computadores e a exigência do público por mais velocidade em suas conexões, as redes de fibra ópticas que, no início de suas aplicações, se limitavam em interligar centrais, cidades, empresas de grande porte e até países e continentes, vem se tornando cada vez mais comum e entrando na casa dos clientes residenciais.

Desta forma, este curso visa mostrar, de maneira clara e objetiva, as características básicas de funcionamento de uma rede de fibra óptica, sua confecção, arquitetura e equipamentos envolvidos.

Saiba mais sobre o curso. Acesso a Fonte: Engenharia é

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *